segunda-feira, 28 de março de 2011

Eu quero vencer a obesidade, por Andreia Miranda, 23 anos

Quando se tem 23 anos, acabados de fazer, e se descobre que o nosso IMC (Índice de Massa Corporal) é de 33,9 podemos dizer que batemos no fundo. Foi o que me aconteceu quando regressei de férias e foi quando disse que tinha que dar a volta a isto.

O primeiro passo foi marcar uma consulta num nutricionista (que aconteceu em Outubro) e prometer que ia seguir tudo à risca. Alimentação em condições, nada de exageros nos cortes alimentares, comer mais vezes ao dia, beber 1,5l de água por dia e sobretudo deixar a vida sedentária de lado.

A velha desculpa do «não tenho tempo» teve de ser posta de lado e tive de arranjar tempo para caminhar 40 minutos por dia. Se o fiz todos os dias, fiz... até mudarmos para o horário de inverno e eu não ter companhia para as caminhadas. Comecei a tentar fazer exercício em casa, mas muitas vezes deixei a preguiça vencer-me. Este fim-de-semana mudou a hora e isso significa que as caminhadas vão voltar. Ou melhor, deviam ter começado hoje, só que está a chover bastante. No entanto, para não falhar o compromisso, antes de escrever este texto fiz 100 abdominais, para não me sentir mal comigo mesma.

Ainda não atingi o peso ideal e ainda faltam 15 quilos para isso, mas posso dizer que já emagreci 15 quilos,  estou com um IMC de 27,7 (Excesso de Peso), que já uso calças que me deixaram de servir há cerca de 3 anos e que finalmente consegui comprar aquele par de calças que tanto namorei. Ao fim de 5 anos sinto-me bem de vestido. Finalmente consigo andar de saltos altos sem tropeçar e me doerem os joelhos a cada passo. Já consigo subir escadas sem chegar ao cimo ofegante. São apenas alguns exemplos de coisas que não fazia há vários anos.

Não se deixem vencer pelo sedentarismo, porque isso leva-nos à obesidade. Eu já estive no grau 1 desse bicho papão, mesmo prestes a entrar no grau 2, mas felizmente consegui olhar para mim ao espelho e ver que o refúgio que eu tinha encontrado na comida, por mais agradável que fosse, estava a destruir-me aos poucos. E felizmente, dei a volta a tempo.

Acreditem em vocês e façam o mesmo...

Andreia Miranda

1 comentário:

  1. ola Sara realmente este tema é um tanto quanto problemático para os jovens d hj, principalmente para as meninas....acho q começas-te mt bem pois a obesidade tem muitas consequências q por vezs são irreversíveis....continuação d um bom trabalho...bjinhos

    ResponderEliminar